BikingMan Portugal

28/09/2020

37h33minutos para pedalar 950 quilómetros pelas regiões do Algarve e Alentejo!

Recorde de velocidade stabelecido na segunda edição do BikingMan Portugal

Laurent Boursette (França) venceu a categoria SOLO da corrida de ultraciclismo em 37h33 minutos. Rodou sem dormir e sem parar todo o percurso desde a cidade de Faro até Vila Viçosa, Sagres e regresso a Faro. Com 12.000 metros de ganho de elevação, o BikingMan Portugal equivale a 3 etapas PRO do Tour de France. A maioria dos participantes são amadores e com vontade de aventura.

66 ultraciclistas tentaram terminar a corrida, mas apenas 60 chegaram até o fim em Faro. Eles andaram “sem apoio”, sem qualquer tipo de assistência. Eles tiveram que carregar sua água / comida / conserto em sua bicicleta e administrar seu tempo de descanso enquanto seguem o roteiro obrigatório do evento.

Uma vasta gama de atletas de resistência desafiados no palco português

O BikingMan Portugal 2020 reuniu atletas de resistência incríveis como os ciclistas de elite, o Campeão do Mundo de para-triathlon Stéphane Bahier, o vice-campeão BikingMan 2019 Guillaume Chaumont (Bélgica) e os finalistas do Ironman.

Todos eles elogiaram a beleza e variedade do percurso da corrida. Alguns deles se sentiram transportados para o interior da Austrália ou para as estepes africanas. A etapa portuguesa do campeonato surpreendeu pelo seu terreno para ciclistas bastante desafiador, com subidas constantes e estradas íngremes.

BikingMan Portugal: um evento à prova de COVID

Com a actual limitação de 10 pessoas para encontros públicos em Portugal, a organização do BikingMan tem sido um grande desafio. A empresa GROUPE HN (com sede em Lisboa) apoiou pela segunda vez a organização do evento de ciclismo.

O formato BikingMan requer que todos os participantes estejam pedalando sozinhos ou como uma equipe de dois em distâncias muito longas. É o formato ideal de evento de ciclismo durante o COVID, pois os contatos entre os participantes são limitados e as equipes de organização da corrida estão espalhadas no percurso de 950 km.

Os apoiadores não estão na estrada, mas conectados online. Mais de 36.000 pessoas seguiram a progressão dos participantes (no rastreamento ao vivo : http://www.bikingman.com/livetracking). Milhares de pessoas se conectaram em plataformas de redes sociais para apoiar os atletas em seu esforço.

A corrida pode ser “revivida” neste link : https://bikingmanportugal2020.maprogress.com/#

Os resultados da corrida estão disponíveis aqui : https://krono.run/resultats.php?id_groupe=880

TOP 10 scratch

Laurent Boursette (França) – 37h33min

Cristian Auriemma (Itália) – 40h22min

Hans Rudolf Nyfeler (Suíço) - 41h17min

Clément Mahé (França) -  42h01min

Urbain Bernardo (França) – 46h14min

Guillaume Chaumont (Bélgica) – 46h14min

Miguel Veterano (Portugal) – 51h08min

Shawn Duffy (Reino Unido) – 51h08min

Dieter De Waele (Bélgica) – 51h59min

Joao Pinto (Portugal) – 53h03min

 

Categoria VENCEDORES

1st SOLO Male – Laurent Boursette (França) – 37h33min

1st SOLO Female – Nadia Chenaoui (França) – 78h07min

1st TEAM – Cédrick Guerin & Christophe Gouyon (França) – 58h51min

 

Sobre o BikingMan

BikingMan é o 1º campeonato mundial de ultraciclismo sem suporte. Fundada pelo explorador francês Axel Carion, vem organizando eventos de ultraciclagem em todo o mundo: América do Sul, Oriente Médio, Ásia e Europa. No total, mais de 700 atletas de 30 países diferentes participaram deste desafio de resistência.

www.bikingman.com