Museu de Cerro da Vila, Vilamoura

05/04/2021

Uma visita ao sítio arqueológico e ao Museu de Cerro da Vila é uma viagem de 5000 anos pela história da humanidade.

O percurso pelas ruínas proporciona uma experiência imersiva de uma típica villa maritima romana (séc. I – V d.C.), constituída por edifícios residenciais com mosaicos e luxuosos fontanários (domus), balneários públicos e privados (piscinas de água fria e quente, sauna, ginásio, etc.), fábricas de produção de preparados de peixe (garum, liquamen, hallec, muria) e monumentos funerários (columbaria, sepulturas de inumação).

Realça-se a existência de um porto que serviu de entreposto comercial para a importação e exportação de produtos através das embarcações que navegavam entre os principais centros urbanos localizados na costa ocidental atlântica e mediterrânica.

No museu, a incursão temporal começa com a apreciação in loco das sepulturas exumadas no cemitério da Vinha do Casão, Vilamoura, Algarve (séc. XII – X a.C.), num período em que as comunidades humanas do sul peninsular centravam a sua economia na exploração e produção de utensílios de bronze.

Nesta viagem histórica, o foco vai naturalmente para os artefactos arqueológicos romanos (séc. I – V d.C.), e islâmicos (séc. VIII – XII d.C.), relacionados com a arquitetura, escultura, comércio e morte, sendo, muitas destas, peças únicas em Portugal.

Website: Ruínas romanas de Cerro da Vila - Vilamoura World, Algarve

Portuguese Video: Museu de Cerro da Vila (Vilamoura) - YouTube