Turismo do Algarve mostra como conhecer o destino de forma sustentável

11/04/2022

Procurando ser um destino inspirador de mudança para um turismo mais consciente e responsável,

TURISMO DO ALGARVE MOSTRA COMO CONHECER O DESTINO DE FORMA SUSTENTÁVEL

Mostrar que é possível visitar e conhecer o Algarve de uma forma sustentável, através de um turismo autêntico, consciente e responsável. Esse é o objetivo do projeto Rout-e, no qual o Turismo do Algarve está a participar e a organizar, em conjunto com o Turismo de Portugal.
 

No âmbito desta iniciativa, o Algarve irá receber três jornalistas internacionais, de reconhecidos órgãos de comunicação social como Gazetta dello Sport (Itália), Le Figaro (França) ou Motorrad und Reisen (Alemanha), que foram desafiados a fazer um tour pela região, com recurso a motas elétricas de alto rendimento e com autonomia de aproximadamente 200 Km, tendo em conta que a mobilidade sustentável surge como uma dimensão incontornável na sustentabilidade dos destinos turísticos. De 10 a 13 de abril, estes participantes irão percorrer o Algarve, de costa a costa, tendo a oportunidade de conhecer a diversidade da oferta turística da região que tem na sustentabilidade o seu fator distintivo.

Com início em Tavira, o programa da visita, desenhado pela Associação Turismo do Algarve (ATA), privilegia o contacto com a natureza e um conjunto de experiências que atestam a autenticidade e o caráter único do destino e que têm impacto real na economia e cultura locais. Entre outras propostas, os viajantes irão poder passear por Cacela Velha e Cabanas de Tavira e saber mais sobre o Parque Natural da Ria Formosa, conhecer o artesanato local de Loulé e aventurar-se a fazer algumas peças com a ajuda de um artista local, ou acompanhar um projeto de produção artesanal de flor de sal. Haverá ainda tempo para percorrer lugares cheios de história como Silves, Lagos e Sagres, para atravessar as paisagens da serra de Monchique e admirar algumas das mais deslumbrantes paisagens da região a partir da Fóia, para descobrir a costa algarvia num passeio de barco solar e para experimentar a gastronomia típica deste destino, com propostas ricas em sabores da terra e em harmonia com a sazonalidade dos produtos.

 

Cada vez mais os turistas têm uma maior preocupação e uma maior consciência no que diz respeito ao impacto que a sua visita terá no destino. As suas escolhas e decisões tendem a ser mais sustentáveis e começam a ter em consideração não só aspetos relacionados com a proteção ambiental, mas também formas de incentivar a economia local”, refere João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve. “Pretendemos com este projeto mostrar que a sustentabilidade e a preservação da autenticidade e da identidade locais são traços cada vez mais evidentes no desenvolvimento e na diferenciação da oferta de turismo da região”, explica. “Neste sentido, queremos que o Algarve possa ser visto como um destino inspirador de mudança para um turismo mais consciente e responsável e que possa também contribuir para que este seja um conceito cada vez mais transversal, que pode estar presente em qualquer tipo de viagem”.

Para além do percurso realizado no Algarve, o projeto Rout-e contempla ainda a realização de 4 outros tours pelo país, que passarão pelas regiões do Alentejo, Centro de Portugal, Lisboa e Porto e Norte de Portugal. Associada à realização de cada tour estará também a produção de conteúdos editoriais e audiovisuais, que irão contribuir para a projeção de Portugal, a nível internacional, enquanto destino turístico sustentável. Os conteúdos de vídeo produzidos serão divulgados através da nova rúbrica “Rout-e”, inserida no segmento de mobilidade sustentável do magazine semanal MOTORCYCLE SPORTS, o único programa da Europa dedicado ao segmento das motos, transmitido pela Sport TV+, em canal aberto.